Vitória histórica: profissionais da DEdIC conquistam curso de formação

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Professora Zilda Farias, ex-diretora do STU, celebra a conquista de uma luta histórica

Na tarde desta quinta-feira (25) aconteceu a aula inaugural do Curso de Especialização em Educação de Crianças e Pedagogia da Infância.

Esse programa de formação é resultado da parceria entre a Divisão de Educação Infantil e Complementar (DEdIC) e a Faculdade de Educação (FE). A iniciativa é uma luta histórica das profissionais da DEdIC que reivindicam uma formação em serviço que possibilite o estudo das professoras durante o expediente. O curso é dirigido às professoras da Educação Infantil (CECI e CAS) e da Educação não Formal (Prodecad).

Durante o evento, que aconteceu no Salão Nobre da FE, a coordenação do curso parabenizou a professora Zilda Farias, ex-diretora do STU, pela luta incansável para concretizar essa iniciativa. Ela e as demais profissionais da DEdIC não mediram esforços para dialogar com a FE, Instituto de Artes (IA), Faculdade de Educação Física (FEF) e Faculdade de Tecnologia (FT) para elaborar um projeto conjunto de formação continuada multidisciplinar.

Zilda contou que essa demanda por formação tem mais de 10 anos e que as funcionárias batalharam muito, nos últimos tempos, para que esse curso acontecesse. Explicou também que a Comissão Permanente de Formação de Professores da Comissão Central de Graduação (CCG) e a FE acolheu o projeto e, prontamente, passou a discutir com as áreas correlatas sua implantação.

“Essa iniciativa do curso é uma vitória e uma conquista que vem sendo travada há muitos anos dentro da Unicamp. Esse projeto prova que a educação pode ser integradora, humana, social e emancipatória também… Acredito que é na militância dos movimentos de educação e sindical que construímos estas e outras consciências para avançar nessa universidade em relação a formação, carreira e tudo que temos direito”, concluiu Zilda.

A reitoria acertou ao implantar o Curso de Especialização em Educação de Crianças e Pedagogia da Infância, pois demonstra a preocupação em investir na formação das profissionais da DEdIC e na valorização da educação infantil. Além disso, a universidade dá um passo importante no reconhecimento da necessidade da educação em serviço e da regulamentação da jornada das profissionais – que prevê carga horária para formação continuada. Sem dúvida essa iniciativa servirá de modelo para os programas de ensino infantil das demais universidades públicas do país.

STU presente na luta

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Diretoria do STU esteve na aula inaugural do curso de especialização

As vitória não é só das professoras, mas também dos pais e das crianças que contarão com profissionais com maior capacidade de cuidados. Com a ampliação da formação das professoras, as crianças terão mais estímulos no campo cognitivo, emocional, educacional etc., pois o curso possibilita atender mais e melhor essas crianças.

Sobre o papel do STU nessa luta, a professora Zilda afirmou na aula inaugural que a atuação do sindicato foi fundamental nesse processo. “Agradecemos ao STU pelas contribuições nas lutas por educação e pela formação profissional e política. A entidade também é responsável por essa nossa conquista”.

Todos esses anos o STU esteve ao lado das profissionais da DEdIC para que essa formação profissional saísse do papel. Essa vitória é fruto de muita mobilização e luta das profissionais da educação infantil. Agora o próximo passo é lutar pela ampliação das vagas para que todas as professoras tenham acesso à formação e pela regulamentação da jornada de trabalho.

“Para o STU o atendimento dessa reivindicação é uma vitória das profissionais da DEdIC, que entenderam a importância do aprimoramento profissional e da melhoria das suas atividades e, principalmente, das crianças que frequentam o programa porque essa formação deve melhorar os cuidados prestados em todos os seus aspectos”, explicou a coordenadora geral do STU, Margarida Barbosa.

Sobre o curso de especialização

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Plateia loto o Salão Nobre da FE no lançamento do curso de especialização

Este projeto se assenta no estabelecido pelas Leis n. 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB) e n. 13005/14 (Plano Nacional de Educação – PNE) no que se refere à formação de profissionais da educação.

De acordo com o artigo 61 da LDB alterada pela Lei nº 12.014 de 2009, entende-se como profissionais da educação escolar, professores habilitados em nível médio ou superior para a docência; trabalhadores em educação portadores de diploma de Pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas; e ainda, trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

No que tange à necessidade de investimentos na formação de tais profissionais, a LDB indica a necessidade de oferta de formação capaz de atender às especificidades do exercício de suas atividades, assim como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica e o Plano Nacional de Educação aprovado em 2014 especifica a necessidade de formação continuada dos (as) profissionais da educação como estratégia para atingir a meta 7, que é “fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades” (BRASIL, 2014). O PNE também estabelece em sua meta 16 “formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino” (idem).

Frente ao exposto, destaca-se que o projeto aqui apresentado propõe-se a contribuir para garantir o cumprimento da meta 16 do PNE no que diz respeito à formação em nível de pós-graduação das/os profissionais da educação infantil que atuam em suas instituições.

Destaca-se, ainda, que a proposta apresentada segue as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) apresentadas na Resolução CNE nº.005/09 quanto ao Currículo da Educação Infantil (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCN/EI).

A partir do diálogo com um grupo de docentes da Unicamp, sob coordenação da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP), ligada à Comissão Central de Graduação (CCG) da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), configurou-se um Grupo de Trabalho (com a participação de docentes da Faculdade de Educação, do Instituto de Artes, da Faculdade de Educação Física e da Faculdade de Tecnologia) para elaboração de uma proposta conjunta de oferecimento de um curso de especialização voltado aos profissionais da educação infantil.

Pretende-se, portanto, oferecer às/aos cursistas subsídios para que possam desenvolver com as crianças uma educação infantil pautada nos princípios éticos (da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades), políticos (dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática) e estéticos (da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais) estabelecidos pelas DCN/EI em seu art.6º.

Objetivos gerais

1. Propiciar às/aos profissionais oportunidades de ampliar e aprofundar conhecimentos acerca da infância e da educação de crianças, integrando-os à dimensão ética, estética e política.

2. Propiciar aos profissionais oportunidades de analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico com crianças, refletir sobre os percursos pedagógicos no cotidiano e as possibilidades de transformá-los quando necessário.

3. Propiciar aos profissionais oportunidades de ampliar seus conhecimentos literários, teóricos e de pesquisas recentes no campo da educação, arte, educação física, sociologia, psicologia, antropologia, educação ambiental e de outros campos, relacionando-os à infância e reconhecendo a complexidade da prática educativa e seus múltiplos determinantes.

4. Oferecer subsídios para que a/o profissional, como parte de uma equipe de trabalho possa planejar e desenvolver sua prática pedagógica de forma fundamentada com autonomia e segurança pedagógica.

5. Oferecer subsídios para a realização de avaliação permanente de todo trabalho docente e gestor.

6. Atender às demandas de formação de profissionais durante a jornada de trabalho, tal como estabelece a Lei nº 11.738/2008, regulamentada pelo Parecer CNE/CEB nº 18/2012 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação inicial em nível superior – Resolução nº 2- 1ºjulho/2015.

 

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