Home » BOLETIM » STU, NCN e Ficafro se unem para organizar Mês da Consciência Negra

STU, NCN e Ficafro se unem para organizar Mês da Consciência Negra

STU, NCN e Ficafro se unem para organizar Mês da Consciência Negra

Durante o mês de novembro uma série de atividades estão sendo organizadas para chamar a comunidade da Unicamp à reflexão, à consciência e à luta contra o racismo estrutural no Brasil. O STU, o Núcleo de Consciência Negra da Unicamp (NCN) e o Fórum de Integração Cultural Afro-brasileiro da Unicamp (Ficafro) organizarão rodas de conversas, apresentações e exposições artísticas, debates, palestras e oficinas em homenagem ao Mês de Consciência Negra.

As atividades são parte da luta de resistência contra o racismo, a opressão de gênero e raça e a superexploração a que está submetido o povo negro em nosso país. Especialmente as mulheres negras. Os ataques dos direitos constitucionais, o desmonte do Estado e a tentativa de deslegitimização dos movimentos sociais que vem crescendo de forma alarmante desde o golpe de 2016 têm como alvo principal negras e negros.

Mas a proposta do evento é mais do que discutir racismo e relações raciais. O objetivo é destacar que pessoas negras são diversas, agentes sociais com enorme potência criativa e fundamentais para o desenvolvimento econômico nacional. Infelizmente, tais pessoas são pouco reconhecidas no âmbito acadêmico ou em outras esferas da vida social, dado o racismo estrutural.

Na mesa de abertura das atividades está confirmada a presença da deputada estadual Leci Brandão, juntamente com outras mulheres negras de destaque na luta do povo negro em Campinas e no Estado.

A programação será divulgada no próximo Boletim do STU. Aguarde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *