Home » Sindicato

Sindicato

O STU nasceu da Associação dos Servidores da Unicamp — ASSUC — fundada quase junto com a Unicamp. Incialmente de caráter recreativo, a associação permitiu a convivência e a solidariedade entre os funcinários e criou um meio de expressão da insatisfação contra a ditadura militar que afetava as universidades de todo país. Após a constituição de 1988, que reconheceu o direito de organização de sindicatos no serviço público, a ASSUC se transformou em STU no dia 23 de junho de 1991, dia do I Congresso dos Trabalhadores da Unicamp.

Após a ditadura militar, o ambiente supostamente democrático não criou grandes dificuldades para os ímpetos privatizantes dos governos e reitorias. De lá pra cá, o STU tem sido ferramenta fundamental na conquista e defesa dos direitos do funcionalismo público e do interesse social, voltado para as reais necessidade do povo trabalhador brasileiro.

Em 2011, a vitória da gestão Vamos à Luta marcou um momento de ruptura do STU para com as ilusões depositadas nos governos do PT. Desde então, o sindicato trabalha pela denúncia das tentativas de precarização do trabalho e descaracterização do serviço público. As terceirizações, a falta de democracia nas decisões internas a disparidade salarial para com as demais universidade do sistema de universidades públicas paulistas são pauta constante.

Além deste firme posicionamento na oposição aos governos, o STU trabalha pela unificação do sindicalismo no processo de contruição um novo projeto político, que afirme a valorização do serviço público. Estes são os eixos programáticos da INTERSINDICAL, iniciativa de reorganização à qual o STU se soma desde 2012.

É hora de encararmos a superação de nossas mazelas históricas com independência e ousadia. Vamos à Luta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *