Home » COMUNICADOS » Simule a contagem de tempo de serviço para sua aposentadoria

Simule a contagem de tempo de serviço para sua aposentadoria

FUNCIONÁRIOS CELETISTAS

Para os trabalhadores inscritos no Regime Geral de Previdência Social/Instituto Nacional do Seguro Social (RGPS/INSS) é possível realizar as simulações da contagem do tempo de contribuição e do valor do salário de benefício. Mas antes, tenha em mãos: número do NIT (PIS), RG, CPF, Carteiras de Trabalho e carnês de pagamento do INSS como contribuinte individual, se for o caso.

Acesse o site www.inss.gov.br e clique nos links:

•          Lista completa de serviços ao segurado

•          Calcule sua aposentadoria

•          Simulação da Contagem de Tempo de Contribuição

No formulário do Sistema Integrado de Benefícios entre com o seu NIT e confirme. Será aberta uma tela onde deverá colocar as datas de admissão e demissão de cada empresa em que trabalhou inclusive contratos de trabalhos temporários. Após o término do lançamento de todos os vínculos empregatícios, se possuir carnê de pagamento como contribuinte individual, lance as competências inicial e final que foram pagas.

Para finalizar, tecle em executar relatório para verificar a contagem do tempo de contribuição e quanto ainda falta para a aposentadoria por tempo de contribuição integral e proporcional, se for o caso.

O site só calcula o tempo de contribuição comum, não faz a conversão de períodos de contribuição em atividades especiais (insalubridade e periculosidade).

 

Simulação do salário benefício

Após a simulação do tempo de contribuição, entre no link “Simulação do Valor do Benefício de acordo com a Lei nº 9.876 de 29/11/99”, introduza os dados solicitados. E, de acordo com as informações obtidas na simulação de tempo de contribuição, lance todos os valores de contribuição previdenciária vertidos para o INSS (de julho/94 até a data da simulação) e clique em “simular valor do salário de benefício” para ver o salário que será pago de acordo com a idade e tempo de contribuição, já com a inclusão do Fator Previdenciário.

Para facilitar esse cálculo é necessário solicitar ao INSS (telefone 135), o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Nele é possível verificar todas as contribuições feitas ao INSS de julho/94 até a data da solicitação do mesmo, caso não possua o referido documento, o cálculo será mais trabalhoso e impreciso em relação à simulação do valor do salário-benefício, já que deverá possuir todos os holerites do referido período para lançar exatamente o valor de base de cálculo para o INSS que vem descrito no documento.

Qualquer dúvida entre em contato com o Departamento Jurídico do STU através dos telefones 3289-4242 / 3289-3502 / 3521-7412 / 3521-7147.

 

1º Passo: acesse  www.inss.gov.br

simulacao_tela1

2º Passo:

simulacao_tela2

3º Passo:

simulacao_tela3

4º Passo:

simulacao_tela4

5º Passo:

simulacao_tela5

6º Passo:

simulacao_tela6

7º Passo:

simulacao_tela7

8º Passo:

simulacao_tela8

FUNCIONÁRIOS ESTATUTÁRIOS
No caso dos funcionários estatutários a simulação é mais simples. Basta acessar o link “Vida Funcional On line” no site da DGRH (www.dgrh.unicamp.br), digitar o nome de usuário e senha e clicar em login.
Em seguida será aberta uma tela com links para consulta de várias informações do funcionário, acesse “Frequência x Contagem” e na sequência clique em Aposentadoria.
Automaticamente será aberto o documento “Contagem de Tempo e Aposentadoria – Previsões” com todas as informações de simulação da sua Previdência.
Além do tempo de serviço como estatutário o documento também traz uma prévia do cálculo de tempo que o funcionário tenha tido como celetista.

1º Passo: acesse a DGRH (www.dgrh.unicamp.br)

simulacao_tela9_cle

2º Passo:

simulacao_tela10_cle

3º Passo:

simulacao_tela11_cle

4º Passo:

simulacao_tela12_cle

simulacao_tela1

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>